Mercado em Foco no Portal Degusta Vale: Destino Turístico do Futuro e a Governança Colaborativa

Destino turístico do futuro será aquele que coloque em primeiro lugar as necessidades e os interesses das comunidades locais

Em linhas gerais, o conceito de governança consolidou-se no contexto do poder público, mas tem sido atualmente aplicada em diversas outras áreas. Pressupõe, de forma resumida, a administração de recursos sociais e econômicos, visando o desenvolvimento sustentável. Na economia do turismo, dada sua complexidade, pode ser uma oportunidade de compartilhar planejamentos e realizações em prol de resultados coletivos. 

Harold Goodwin, citado no 5º Congresso Internacional Patrimônios Alimentares, Turismo e Sustentabilidade, celebrado em 2019, em Barcelona, diz que ao se criar melhores lugares para se viver criam-se melhores lugares para serem visitados. A Catalunha, na região nordeste da Espanha, pode ser considerada uma referência na elaboração e gestão participativa desses tipos de projetos turísticos responsáveis, assim como de estudos desses impactos em nível econômico, social e ambiental.

Ambas percepções dialogam com  o documento internacional Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, premissa para todo destino turístico que deseja ser sustentável. Dentre as orientações, destaca-se o item “Parcerias e Meios de Implementação”, questões também inegociáveis aos que desejam estabelecer um destino turístico do futuro.

Um projeto real, que busca combinar essas práticas, é o grupo colaborativo Mercado em Foco. Localizado em Campos do Jordão, se reúne de forma voluntária, desde 2015, para a elaboração de projetos aplicados ao turismo da cidade. É formado por representantes do empresariado local, poder público, associações de classe, comunidade acadêmica, além da sociedade em geral. Propõe-se a reunir e disseminar conhecimento de forma independente, congregando diferentes setores da economia. Tem se especializado na realização de pesquisas para o aporte de dados à municipalidade, visando o desenvolvimento coletivo da economia do turismo e a colaboração com as tomadas de decisões do destino.

Nos últimos quatro anos, realizou e apresentou pesquisas como “Inclusão do Jordanense no Turismo Local”, “Perfil do Empresário de Campos do Jordão”, “Entrevistas sobre Plataformas Colaborativas com Stakeholders do Turismo da Cidade de Campos do Jordão”, “Análise dos Impactos do Fenômeno das Plataformas Colaborativas na Cidade de Campos do Jordão”, “Demanda Turística junto aos Meios de Hospedagem de Campos do Jordão” e  “Cartilha do Atrativo Turístico: dez dicas simples para melhorar o seu atrativo turístico”. 

No contexto das grandes transformações atuais, nas quais as medidas sanitárias e apoio social são prioridades, o grupo colaborativo direciona sua missão para realizar e difundir ações de impacto social. Assim, em vistas do apoio à comunidade, absorve como premissa outros dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: redução das desigualdades, saúde e bem estar e trabalho descente e crescimento econômico.

Inspirando-se no contexto catalão, um destino turístico do futuro será, então, aquele que coloque em primeiro lugar as necessidades e os interesses das comunidades locais, envolva e dê satisfação a visitantes, dê rentabilidade e prosperidade à economia, dê benefícios aos anfitriões (moradores) e proteja e valorize o entorno.  E, em seguida, desenvolva estratégias e produtos coerentes para o seu desenvolvimento econômico, atraindo um perfil de turista mais responsável e sustentável.

– Mais atividades e resultados do grupo colaborativo Mercado em Foco podem ser conferidos na publicação Mercado em Foco: Turismo e Desenvolvimento Sustentável | Memória das atividades e resultados entre 2015 e 2019, disponível para download em www.grupomercadoemfoco.com.br/downloads.

* Paula de Oliveira Feliciano é mestra no programa de Culturas e Identidades Brasileiras do IEB-USP, graduada em gastronomia e especialista em educação pelo Senac São Paulo. Atualmente é professora do Centro Universitário Senac Campos do Jordão nos cursos de graduação e pós-graduação em gastronomia e chefe de projetos da Verakis no Brasil. 

Leia a materia no site Degusta Vale: http://degustavale.com/2020/07/28/destino-turistico-do-futuro-e-a-governanca-colaborativa/

Compartilhe este post