Resumo da Reunião – 02/09/2019

SECRETARIA DE TURISMO DE CAMPOS DO JORDÃO

HORÁRIO: 17:00 – 19:30 hs

PARTICIPANTES: 10 pessoas

ASSUNTOS TRATADOS:

1. NORMATIZAÇÃO TURÍSTICA COM BASE MUNICIPAL – UM ESTUDO DE CASO – BROTAS – SP

A experiência de Brotas foi trazida a esta reunião com o intuito de oferecer subsídios ao planejamento turístico municipal. A apresentação foi feita por João Allievi, assessor jurídico da prefeitura entre 2000 e 2002, época que a normatização do turismo sob o viés da sustentabilidade foi feita no município. Essa apresentação foi disponibilizada para publicação na página do Mercado em Foco.

2. A FUNÇÃO SOCIAL DO MERCADO EM FOCO FRENTE AS QUESTÕES POLITICAS SOCIAIS

O exemplo Brotas levantou diversos questionamentos, com a inevitável comparação com a realidade turística em Campos do Jordão. Foi consenso geral que essas duas cidades têm realidades bem distintas, mas que a preocupação com o planejamento deve e pode ser uma constante. A questão mais relevante nessa discussão foi a falta de conscientização do empresariado jordanense e a dificuldade do engajamento do “trade” turístico nas questões relacionadas ao planejamento de uma atividade turística sustentável. Ficou no ar um desafio: qual a função social do Mercado em Foco frente as dificuldades que o mercado de Campos do Jordão apresenta? Dentre as sugestões colhidas, destaque para que o Plano Diretor do município seja melhor estudado. Para tanto, um convite ao Sr. Dener Fonseca vai ser feito e uma data para essa reunião ficou previamente agenda (07/10/2019).

3. PESQUISA DE DEMANDA COM O SEGMENTO HOTELARIA (Grupo Demanda) E CARTILHA PARA OS ATRATIVOS TURÍSTICOS (Grupo Oferta)

Definiu-se a data de 30/09/2019 para a apresentação final desses dois importantes trabalhos. Os grupos se comprometeram a entregar ao SENAC os resultados obtidos. Uma análise posterior definirá a forma e o prazo para a publicação.

4. ASSUNTOS GERAIS

A Ana reforçou sua proposta de realizarmos as reuniões do Mercado em Foco de forma itinerante, tanto do ponto de vista de condução dos trabalhos, como de local para a realização da mesma. Essa sugestão foi novamente acolhida por todos e foi fechado o seguinte cronograma para o último trimestre de 2019:

DATA / SPONSOR / LOCAL

DataSponsorLocal
07/10/19Denis/André BarbedoAssociação Comercial (Ricardo)
04/11/19MarceloEspaço Athenas (Rosangela)
02/12/19Ana LuciaSenac

João Allievi, 03/09/19

Compartilhe este post