Resumo da Reunião – 04/05/2020 (online)

HORÁRIO:  17:00 – 19:00 hs

PARTICIPANTES: 13  participantes: Alan, André, Ana Oliva, Derlene, Gabriel, Paula Feliciano, Paula Guimarães, Sueli, Beth, Rosangela, Ana Lúcia, Victor Issac e Wagner

ASSUNTOS TRATADOS:

  1. Apresentação do Projeto SAEL: O Prof. Victor Isaac do Senac CJ apresentou o projeto Serviço de Auxílio ao Empresário Local, bem como os seus primeiros produtos e ações. Também foi aberta a oportunidade para que novas ideias e necessidades fossem acolhidas e analisadas.
  2. Apresentação do Projeto de Apoio ao Pequeno Empresário pelos alunos do curso técnico em administração:  O Prof. Wagner do Senac CJ apresentou o projeto que está desenvolvendo junto com seus alunos do curso de administração. Após a apresentação tanto a Rosângela como o André se colocaram a disposição para ajudar com informações que facilitem o alcance dessas iniciativas as pessoas que dela necessitam.  Foi identificada muita sinergia entre o foco deste projeto e as ações a serem priorizadas pelo grupo colaborativo Mercado em Foco.
  3. Apresentação do Projeto Gastronomia Solidária: A profª Paula Feliciano do Senac CJ apresentou o projeto Gastronomia Solidária, uma iniciativa social de apoio aos moradores da cidade no contexto da pandemia Covid-19. Estão envolvidas associações Amigos em Ação CJ, Apae CJ, Casa da Acolhida Rainha da Paz, Futsal Feminino, Patinhas que Amam e Projeto de Fralda Solidária, além da sociedade civil. A professora Roseli de Sousa Neto compartilhou materiais explicativos em nome da iniciativa e da líder comunitária Joaquina, que não pode participar virtualmente na data. Entre as iniciativas desenvolvidas houve um apoio na compra de pinhão da Associação dos Catadores de Pinhão que, no momento, se encontram sem a possibilidade de escoar sua produção na cidade e aos turistas. Os insumos foram utilizados para a produção de marmitas com entrega no sistema de delivery ou take away, sendo a renda revertida para ambas as associações para a manutenção das atividades no contexto da pandemia. A produção e venda das marmitas são realizadas semanalmente.
  4. Balanço da situação atual da pandemia do Coronavírus: o grupo discutiu a importância de engajamento do grupo Mercado em Foco em projetos que atendam o lado mais frágil da corrente de hospitalidade, neste caso representado pelo empregado. Possivelmente um jordanense que está atualmente com seu salário reduzido ou com seu contrato de trabalho finalizado ou suspenso. Diante disso foram discutidas algumas estratégias que incluem esse público alvo e também o pequeno empreendedor, aquele que em decorrência da interrupção de seu contrato de trabalho pode, como alternativa de curto prazo, iniciar uma pequena venda ou negócio.
  5. Problemas com a conexão: foram identificados casos de membros do Mercado em Foco que não conseguiram entrar na sala virtual desta reunião, devido a limitação d capacidade da ferramenta utilizada.  Diante disso, ficou acertada que outra ferramenta será disponibilizada. Como alternativa já temos uma sala aberta pelo Gabriel, conforme link no Microsoft Teams: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_M2JjYzQzMGItODM2MS00OGJjLTgxYjAtZmM0YjkxZDI1ZTRj%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%22e4388205-954b-4a6d-a178-4fc43ba71002%22%2c%22Oid%22%3a%227479dc3a-fad6-43e8-9639-10666d66b54c%22%7d
  6. Próximos passos: Foi sugerida uma reunião extra na próxima segunda-feira, dia 11/05, das 18:00 as 19:00 hs para avançarmos com o detalhamento de ações para colaborar efetivamente com o jordanense durante a crise do Covid 19.  ENVIAREMOS O LINK NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP.
  • CRONOGRAMA DA PRÓXIMA REUNIÃO GERAL–2ª.FEIRA DAS 17-19 HS.
DATASPAUTA
01/06Reunião Mensal

Ana Lúcia

06/05/20

Compartilhe este post