Resumo da Reunião de 05/02/2018

HORÁRIO:  17:00 – 19:00 hs

PARTICIPANTES:

23 pessoas – vide lista de presença.

ASSUNTOS TRATADOS:

– Planejamento das Atividades do Mercado em Foco 2018:

O planejamento das atividades de 2018 possibilitou um amplo debate entre os presentes, onde se destacam:

  • A cidade de Campos do Jordão apresenta inúmeros desafios que foram sugeridos e destacados, sendo: aumentar a visibilidade de Campos do Jordão nas diferentes estações do ano; divulgação dos atrativos turísticos; melhorar a comunicação entre os empresários, poder público, associações e população em geral; estruturar e melhorar a venda do destino turístico Campos do Jordão; falta de integração em as três regiões da cidade (Capivari, Abernessia e Jaguaribe); realizar diagnósticos para identificar as causas dos temas anteriormente citados, com destaque a ausência de efetividade na comunicação, entre outras sugestões.
  • Foi mencionado o desconforto com a descontinuidade das prioridades  já trabalhadas em outros anos.
  • Foi sugerido o estabelecimento  formal e objetivo da Missão e da Visão do grupo Mercado em Foco, de tal forma que fique mais claro para todos os participantes e a sociedade, em geral, nossos objetivos e produtos desenvolvidos ao longo do tempo.
  • Foram também mencionados os trabalhos que a Secretaria de Turismo está realizando para estabelecer o Plano Diretor de Turismo, além de outras atividades junto à Prefeitura e demais Secretarias, onde os participantes ressaltaram os cuidados para não termos sobreposição de tarefas.
  • Ao término da reunião, identificou-se um maior consenso sobre a possibilidade de atuarmos em atividades de diagnóstico das causas para alguns dos problemas já mencionados anteriormente. Para tanto, utilizaríamos no processo de investigação, a ótica do empresário e de seus funcionários, que são os  prestadores de serviços na área de turismo e hospitalidade.
  • Também foi ressaltado por alguns dos participantes a necessidade de continuarmos trabalhando também na inclusão do jordanense nas oportunidades existentes na cidade, no que tange especialmente o turismo e hospitalidade.
  • Considerando o término da reunião e a necessidade de um maior detalhando quanto aos assuntos apontados, optou-se por darmos continuidade a essa temática no dia seguinte, com uma reunião extraordinária.

– Visita Técnica do Grupo Mercado em Foco: Não houveram avanços nesse tópico devido  a não definição das prioridades do Mercado em Foco para 2018. Portanto está mantida a intenção (ainda não confirmada) de realizar a visita técnica para Brotas nos dias 7 e 8 de março de 2018, com apenas um pernoite. A Renata já realizou a cotação do valor da diária (220,00 – quarto individual e 290,00 – quarto duplo). O aluguel de uma Van para 15 pessoas foi cotada em R$ 2.500,00, porém estamos aguardando ainda outras cotações de empresas alternativas de transporte. Até a presente data tivemos apenas  2 manifestações formais de interesse nesta VT.

– Missão, Visão e Valores

Foi definido em reunião extraordinária no dia 06/02/2017 os seguintes itens:

MERCADO EM FOCO

Missão

Trabalhar de forma voluntária, sem fins lucrativos, na elaboração de projetos aplicados ao turismo de Campos do Jordão.

Visão

Ser referência em Campos do Jordão na reunião e disseminação de conhecimento aplicado ao turismo.

Valores

Trabalho Colaborativo, Valorização da Coletividade e Paixão por resultados

 

PRÓXIMOS PASSOS:

  • Reunião extra para definição da Missão, Visão e Valores do Mercado em Foco: dia 6/2, às 14 hs.
  • Atualização da Cotação de transporte e hospedagem para visita técnica em Brotas em 7-8 de março de 2018, adequar também o foco da visita.
  • Próxima Reunião Geral: 05/03/2018, das 17h às 19h, no Senac Campos do Jordão.
  • Aprovação da missão, visão e valores até 16/02/2018

Profa. Ana Lúcia Rodrigues da Silva

06/02/2018

Compartilhe este post