Resumo da Reunião de 08/10/2018

HORÁRIOS: 16:00 – 17:00 hs e 17:00 – 19:00 hs

PARTICIPANTES: 14 pessoas

ASSUNTOS TRATADOS:

  • Pré-reunião com os entrevistadores para ajustes no instrumento de pesquisa – Roteiro de entrevista:

Foi realizada uma reunião prévia com alguns entrevistadores que realizarão as entrevistas com os stakeholders do turismo local. A iniciativa visou padronizar o processo de entrevistas, ajustar o formulário e corrigir alguma dificuldade na abordagem dos entrevistados ou com os mecanismos de apoio para gravação da mesma. O professor Ubiratam contribuiu com uma explanação sobre os cuidados necessários para a realização de entrevistas de profundidade. O documento estará disponível no site do grupo Mercado em Foco.

  • Apresentação de levantamento bibliográfico sobre dados relativos à plataforma online Airbnb, no Brasil e no Mundo:

Foi apresentada pela professora Paula Feliciano um levantamento de dados sobre a plataforma online Airbnb. O objetivo foi contextualizar os participantes sobre informações e impactos divulgados pela plataforma, veiculados nos principais meios de comunicação do país e trabalhos acadêmicos sobre o assunto e receber contribuições sobre outros materiais disponíveis. Os principais temas abordados foram estatísticas e dados do Brasil e do mundo sobre a plataforma, o perfil dos hóspedes, impactos econômicos, percepção popular e situações sobre regulação. O material será compilado textualmente como parte da pesquisa em andamento. O documento estará disponível no site do grupo Mercado em Foco.

  • Validação do novo instrumento de pesquisa após análise do professor Antonio Aledo; confirmação dos entrevistadores e parceiros para realizar a síntese escrita das entrevistas.

Foi apresentado o novo instrumento de pesquisa – formulário de entrevista – para revalidação do grupo Mercado em Foco. O mesmo foi atualizado após a análise e sugestões apresentadas pelo professor Antonio Aledo e conforme parâmetros de referências sobre análise de conteúdo e de discurso.

Foram confirmados os entrevistadores – Ana Lúcia, Simone, André, Paula, Ubiratam, Marina, Rosângela e Suzana – e apresentada a matriz de sugestões de entrevistados por área de atuação – Associações de Classe, Proprietários de Meios de Hospedagem, Alimentos e Bebidas, Varejistas, Atrativos Turísticos, Anfitrões do Airbnb e Poder público – para divisão coletiva da tarefa e início do processo de agendamento. O link do arquivo está disponível no final deste documento para atualizações conforme a realização das entrevistas.

Foi definido que haverá a apresentação da síntese das entrevistas no evento de final de semestre do grupo Mercado em Foco, pré-agendado para dia 10 de dezembro. A elaboração da análise aprofundada de todas as entrevistas transcorrerá conforme apoio do Senac São Paulo, que fornecerá a capacitação necessária para a produção desse relatório conforme metodologia de análise de conteúdo e análise de discurso. Esta documentação está prevista para ser concluída em março de 2019.

– Co-realização da pesquisa entre grupo Mercado em Foco e Senac:

Após a audiência pública sobre a regulação da plataforma online Airbnb na Câmara de Vereadores da cidade de Campos do Jordão, realizada em 26 de setembro, foi retomada nesta reunião a questão da autoria da pesquisa Análise dos Impactos do Fenômeno das Plataformas Colaborativas na cidade  de Campos do Jordão”. Na presença da diretora do campus, Camila Moraes, e do representante dessa pesquisa pela GD – (Senac São Paulo), Jorge Duarte, foi acordado a menção de co-realização entre o grupo Mercado em Foco e o Senac.

PRÓXIMA REUNIÃO:

05/11/18, das 17:00 às 19:00 hs, Centro Universitário Senac.

PRÓXIMOS PASSOS:

Profa. Ana Lúcia Rodrigues da Silva

Profa. Paula de Oliveira Feliciano

10/10/2018

Compartilhe este post