Resumo de reunião – 21/06/2022 (online)

HORÁRIO:  18:00 – 19:45 hs

PARTICIPANTES:

Ana Lúcia, Paula, Derlene, Rosângela, Suely, Margarida e Aurélio.

ASSUNTOS TRATADOS:

I – Diagnóstico da Situação Atual do Grupo Mercado em Foco.

Nas reuniões de 31/5 e 7/6 foram identificadas novamente uma baixa participação dos membros do grupo nas reuniões programadas, o que comprometeu de forma significativa o engajamento nas atividades e as entregas previstas.

Também se identificou que apesar de todo o empenho na divulgação das atividades relacionadas ao inventário de opções para criação de experiências turísticas (projeto em andamento neste semestre), como os contatos realizadas com associações e a participação de membros do Mercado em Foco no Podcast realizado pela NetCampos em 19/05, foram cadastradas poucas iniciativas e estabelecimentos.

Diante dessas situações relatadas, o grupo resolveu realizar uma pesquisa diagnóstica interna para identificar a percepção de seus membros, bem como as possibilidades de melhorias na condução, organização e operação do grupo. Para atender esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa eletrônica, que foi disponibilizada em nosso grupo de trabalho no WhatsApp, com acesso a todos os participantes lá cadastrados.

O descritivo orientativo da pesquisa foi: ¨Prezados participantes do Mercado em Foco, após as duas últimas reuniões entendemos que é hora de reavaliar a dinâmica e sistemática das atividades do grupo. O prazo para envio das respostas: de 07 a 14/06/2022. Contamos com todos vocês! ¨

II – RESULTADOS DA PESQUISA

 A pesquisa foi composta por 12 perguntas, sendo algumas fechadas com respostas de múltipla escolha, enquanto outras eram abertas e os respondentes poderiam inserir as informações que desejassem. Considerando a importância desse diagnóstico para a definição dos próximos passos do grupo, as respostas estão na íntegra apresentados a seguir nesta Ata de Reunião e refletem a opinião de 13 membros.

Gráfico, Gráfico de bolhas

Descrição gerada automaticamente
Gráfico, Gráfico de barras

Descrição gerada automaticamente

3- Quais foram os motivos que o levaram a participar do Mercado em Foco? 13 respostas

Mercado em foco é inspirador vou. Sempre participar sempre oferecemos propostas e trabalhos de importância para a cidade de Campos do Jordão.

Vontade de mudar o panorama do turismo em Campos do Jordão

Representar a ACE de Campos do Jordão

Contribuir para projetos turísticos, de interesse da cidade.

Me envolver em atividades acadêmicas de impacto social e aprender a trabalhar em projetos colaborativos.

Necessidade de aproximação com a comunidade local e seus diferentes representantes para melhor entendimento das necessidades locais, oportunidades de trabalhos e aprendizados conjuntos.

Vários, além do assunto que é pertinente, pelas pessoas que fazem parte

Paixão pela cidade, e contribuição na busca soluções para a melhoria contínua do turismo.

Acreditar que podíamos fazer coisas em prol do turismo de nossa cidade com base numa entidade de respeito e profissionais gabaritados pra tanto, e com engajamento de pessoas formadores de opinião.

Networking e contribuição para o setor turístico de Campos do Jordão

Interesse pelo tema. Desenvolvimento turístico

Fui convidada pelas professoras Ana Lúcia e Paula .

Ser da área de turismo, com experiência em turismo receptivo

4- Quais foram os motivos que o levaram a deixar de participar do Mercado em Foco? 13 respostas

Continuo participando, algumas reuniões me ausentei por motivos de saúde na família.

Estou sobrecarregada de trabalho no momento.

Não deixei.

Nas últimas reuniões, estávamos viajando ao exterior, conforme avisamos.

Não se aplica.

Nunca interrompi minha participação no Grupo Mercado em Foco.

Vários, como por exemplo, não ser mais presencial, nem sempre a Internet estava boa no momento da reunião, ou aparecia outro evento no horário é como era on line, deixava de comparecer.

Não deixei de participar.

Problemas pessoais e saúde…

Anteriormente, devido a uma demanda do trabalho.

Estou participando.

O Excesso de trabalho me impedia de participar ativamente.

Continuo participando.

Gráfico, Gráfico de pizza

Descrição gerada automaticamente
Gráfico

Descrição gerada automaticamente
Gráfico, Gráfico de bolhas

Descrição gerada automaticamente

8- Quem você recomendaria para coordenar o Mercado em Foco? Considere na sua resposta somente quem ainda não desempenhou essa função.

13 respostas

Difícil substituir a Ana.

Paulinha

Ana Oliva.

A atual presidente do Contur.

Rosângela.

Rosângela.

A professora Ana pra mim é maravilhosa.

Professora Paula; André Barbedo; Sr Aurélio e ou ACE – Associação Comercial.

Não tenho ideia…

Acho a Paula muito competente.

Ana.

Não tenho conhecimento suficiente para opinar.

A coordenação está perfeita com a Ana Lucia.

Gráfico, Gráfico de pizza

Descrição gerada automaticamente
Gráfico, Gráfico de pizza

Descrição gerada automaticamente
Gráfico, Gráfico de pizza

Descrição gerada automaticamente

12- Comentários gerais adicionais: 13 respostas

Não vamos desistir. É somente uma fase pós pandemia. Tenho certeza que conseguiremos entregar novamente nossos trabalhos vamos manter esse trabalho e apresentar os resultados no final do ano.

Acredito que precisa ocorrer na cidade um entrosamento maior entre as várias iniciativas de vários grupos pois acaba ocorrendo duplicidade em alguns momentos de atividades correlacionadas.

Acho que temos que discutir sobre uma nova dinâmica para as reuniões.

Maior proximidade e entrosamento com as entidades locais privadas, Contur, Conventoin Bureau e Associação Comercial.

Acredito muito na proposta do Mercado em Foco mas tem sido um pouco desgastante no momento, sem termos quórum, tentar dar continuidade às atividades projetadas. Talvez ter um semestre de parada temporária seja importante para dar uma “oxigenada” nas atividades e propostas para 2023.

Eu acredito que a continuidade do Mercado em Foco no próximo semestre depende do engajamento dos membros inclusive neste processo de reavaliação interna.

O mercado em foco é fundamental.

Precisamos nos reunir com as lideranças da ASSTUR, ACE e CONTUR para que nos dêem feed Back, antes de pensarmos em abortar o projeto em andamento. Um projeto super importante para os empresários, para a comunidade Jordanense e turistas.

Embora ache que o projeto Mercado em Foco deveria continuar, num primeiro momento não vou participar…mas torço muito por um maior engajamento das pessoas, sem isso não se evolui… será necessário um trabalho ou tema muito envolvente pra isso acontecer, mas as pessoas andam muito desmotivadas … como melhorar isso, não tenho ideia … Gratidão por todo empenho de nossa mentora Ana Lúcia e Paulinha, vcs são demais!!!

Eu quero ser mais participativa, em 100%. Mas eu tive imprevistos nos dias.

Importante projeto para desenvolvimento do Turismo.

Talvez o foco desse projeto esteja onde não há muito interesse. Os grandes empresários estão focados apenas em seus próprios interesses e não se importam muito com a cidade. Talvez se mudassem os temas para a camada mais baixa, como pequenos e micro empreendedores, aqueles que sentem mais os impactos e atendem quem mora na cidade o ano inteiro, e consequentemente precisam de mais informação, talvez houvesse maior aderência.

Para continuidade, rever a possibilidade dos resultados dos projetos desenvolvidos pelo grupo serem melhores utilizados. Interromper as atividades no 2o. Semestre, enquanto se estuda novas possibilidades e como aplica-las na comunidade…

III – REFLEXÕES SOBRE OS RESULTADOS DA PESQUISA E NOVA DINÂMICA DO GRUPO

Todos os membros presentes fizeram reflexões sobre os resultados apresentados e foram estabelecidas novas diretrizes para a operação do grupo, onde se destacam:

  • O grupo irá experimentar a eliminação de uma agenda pré-estabelecida de reuniões.
  • As reuniões serão agendadas conforme a necessidade e podem ser motivadas pela iniciativa de qualquer membro.
  • As reuniões devem ocorrer em modelo híbrido (presencial e online ao mesmo tempo), favorecendo a participação ampliada de todos os membros interessados.
  • Os projetos elegíveis pelo Mercado em Foco devem estar restritos a geração e disseminação de conhecimento, com rigor científico e ampla divulgação gratuita para toda a municipalidade. Deve priorizar a vanguarda do conhecimento e sua aplicabilidade na municipalidade.
  • Uma vez elegível um projeto de interesse e a ser desenvolvido pelo Mercado em Foco, serão abertas inscrições para composição da equipe executora. Esse processo envolverá ficha de inscrição contendo, entre outros itens, as seguintes informações: motivo do interesse em participar, como pretende participar, habilidades e conhecimentos relacionados com a temática em estudo, disponibilidade de tempo para participar das reuniões de trabalho.
  • Toda inscrição será analisada e validada por uma equipe de coordenação do futuro projeto, podendo ser aprovada ou não. Um termo de adesão será firmado entre a equipe do projeto e o Mercado em Foco.
  • A partir do estabelecimento de um projeto técnico, será desenvolvido um Plano de Trabalho contemplando um cronograma de reuniões e entregas.
  • O desenvolvimento do Plano de Trabalho incluirá capacitação da equipe, se necessário.
  • Essa nova sistemática entrará imediatamente em vigor.

Reuniões do 1º. Semestre/22

DATAPAUTA PRELIMINAR SUGERIDA
21/02/22Inicio dos trabalhos do 1S/22. Definição dos temas potenciais, datas das reuniões e assuntos gerais. (Realizada)
08/03/22Definição da estratégia de levantamento do Inventário turístico interessado da cidade. (Realizada)
12/04/22Aprovação do instrumento de cadastro do inventário e definição da estratégia de disseminação do mesmo. (Realizada)
11/05/22Acompanhamento da coleta e cadastro do inventário. (Realizada)
31/05/22Término da coleta do inventário e análise dos resultados. (Reunião realizada, mas atividade não finalizada)
07/06/22Inicio e Acompanhamento dos contatos com os interessados e ideação das novas experiências turísticas. (Reunião realizada, mas atividade não finalizada)
21/06/22Reavaliação interna e decisões sobre os próximos passos do grupo. (Realizada)
A definirPróxima reunião: será definida conforme necessidade e aderência de temas.

Ana Lúcia

23/06/22

Compartilhe este post