Vídeos – Mercado em Foco | faz + acontece

O grupo Mercado em Foco vem pesquisando e aplicando projetos na cidade de Campos do Jordão. O objetivo é fomentar novas formas virtuosas e sinérgicas que resultem no bem comum e na manutenção da cidade como destino turístico, no futuro.

PLAYLIST MERCADO EM FOCO | FAZ + ACONTECE

Para melhor difusão dos trabalhos realizados nos últimos 6 anos, o grupo de voluntários criou uma série de vídeos que apresentam da concepção das atividades do grupo, desde 2015, aos projetos realizados até 2021:

I – Abertura: Como tudo começou? Você sabia que em Campos do Jordão existe um grupo colaborativo formado por representantes de diferentes seguimentos e que trabalha para ajudar a cidade? Conheça o Mercado em Foco! 

II – Contexto da pandemia Covid-19: parceria internacional com a Fundação Verakis: Você sabia que o Mercado em Foco realizou em 2020  uma parceria com a Fundação Verakis para desenvolver projeto de mentoria de negócios para artesãos culinários de Campos do Jordão?

III – Contexto da pandemia Covid-19:  colaboração no projeto Pertinho de Casa – Você sabia que desde março de 2020, estamos o grupo colaborativo Mercado em Foco está se reunindo através da plataforma Microsoft Teams, por conta da pandemia e do isolamento a que todos fomos submetidos? Nossa intenção era continuar nossas atividades e desenvolver algum plano de ação que colaborasse com as classes mais desassistidas por causa da pandemia do Corona Vírus.

IV – A cidade como destino turístico e  as marcas das atividades do Mercado em Foco, ano a ano: Você sabia que o Mercado em Foco trabalha de forma voluntária, sem fins lucrativos, na elaboração de projetos aplicados ao Turismo de Campos do Jordão? O grupo Mercado em Foco vem pesquisando e aplicando projetos na cidade a fim de fomentar novas formas virtuosas e sinérgicas que resultem no bem comum e na manutenção da Campos do Jordão como destino turístico, no futuro.

V – Voluntários e Parcerias: Você sabia que o grupo colaborativo Mercado em Foco atua há mais de 6 anos em Campos do Jordão? Realiza encontros mensais, onde se discutem e propõem-se sugestões de projetos a diversos segmentos da comunidade jordanense? Conheça os voluntários e parcerias.

VI – Percepção Jordanense sobre o Turismo: Você conhece o que os jordaneneses pensam sobre o Turismo em Campos do Jordão e qual é o papel deles nesse assunto? O Mercado em Foco realizou um grupo de foco em 2017 com 23 pessoas que moram em Campos do Jordão.

VII – Parceria internacional no Evento KEA/George Brown/Senac: Você sabia que durante a realização do Congresso Internacional Tourism and The City em Campos do Jordão descobrimos que existem várias ações que podemos realizar e melhorar nossa performance turística? Conheça o evento idealizado pelo Senac São Paulo em parceria com duas instituições de ensino internacional: George Brown College de Toronto/Canadá e a KEA (Copenhagen School of Design and Technology).

VIII – O perfil do empresários da cidade de Campos do Jordão: Vocês conhecem o perfil do empresário de Campos do Jordão e o que eles pensam sobre o Turismo em Campos do Jordão e qual é o papel deles nesse assunto?  Foi realizada uma pesquisa on line com 77 respondentes que atuam em diversos segmentos empresariais em Campos do Jordão. Foram investigadas faixa etária, escolaridade, sua relação com o empreendimento e se nasceram e moram na cidade, quais canais de comunicação utilizam; quais as filiações e associações; ramo e tempo de atuação no seu segmento; número de empregados; quem são os clientes da sua empresa; quais são os pontos fortes e as principais dificuldades de ser empresário em Campos do Jordão; quais as necessidades para manter ou ampliar os negócios em Campos do Jordão e  qual seria sua expectativa para o seu negócio nos próximos 3 anos.

IX – A demanda turística em Campos do Jordão: Vocês conhecem nossa demanda turística junto aos meios de hospedagem de Campos do Jordão e quanto eles consomem e o que eles pensam sobre o Turismo e qual é a opinião deles nesse assunto? Foi realizada uma pesquisa com uma amostragem de 16 meios de hospedagem com questionários de múltipla escolha e 424 auto respondentes. Foram investigadas as origens e perfis dos viajantes, bem como os canais de feitio das reservas; valor gasto por dia, fora a hospedagem; opiniões sobre a hospedagem, sobre o comércio, bares e restaurantes; sobre o deslocamento; sobre os atrativos turísticos e motivo da viagem.

X – Pesquisa sobre a Plataforma colaborativa Airbnb na cidade de Campos do Jordão: Vocês sabiam que o Mercado em foco fez uma pesquisa sobre o AIRBNB em Campos do Jordão? Uma pesquisa incluindo diferentes setores, inclusive com os anfitriões? No final de 2018 foi apresentado o resultado dessa pesquisa sobre as plataformas colaborativas, mais especificamente o AIRBNB, realizada pelo Mercado em foco com co-autoria do Senac SP.

Clique e conheça: Livro Mercado em Foco

Compartilhe este post